Alunos da rede municipal de Ilhabela passam por Teste da Bicicleta – Prefeitura Municipal de Ilhabela

Alunos da rede municipal de Ilhabela passam por Teste da Bicicleta   Prefeitura Municipal de Ilhabela
Alunos da rede municipal de Ilhabela passam por Teste da Bicicleta Prefeitura Municipal de Ilhabela

O teste longitudinal completou 41 anos no município

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação e o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), realizou entre os dias 11 e 13 de abril, nas escolas municipais José Antônio Verzegnassi e Eva Esperança, o Teste da Bicicleta.

O Teste da Bicicleta é um projeto criado em 1978, realizado pelo Celafiscs, dirigido pelo médico ortopedista, traumatologista e desportivo prof. Dr. Victor Matsudo, resultando em grande impacto e reconhecimento da área de Ciências do Esporte no âmbito nacional e internacional, contribuindo para os benefícios salutares nesta população. “Este é o único, em toda América do Sul, que acompanha o crescimento e o desenvolvimento de crianças dos sete aos 18 anos, duas vezes ao ano. Os dados coletados em nossa cidade são usados como referência para todo o Brasil, pelas cidades que desejam avaliar o crescimento e o desenvolvimento de sua população utilizando os parâmetros aqui avaliados”, disse o prefeito Márcio Tenório.

O objetivo dos testes é mostrar o impacto da desnutrição sobre a aptidão física das crianças do arquipélago. Hoje, com todas as mudanças no quadro nutricional das pessoas, ele mostra o impacto do excesso de peso ou da obesidade infantil e os transtornos que causam na aptidão física de cada um. Os testes mostram as condições físicas reais das crianças. “As nossas crianças recebem alimentação balanceada em todas as escolas municipais, com o cardápio cuidadosamente elaborado por nossas nutricionistas. Além disso, as aulas de educação física ou movimento (creches e ensino infantil), são oferecidas para os alunos, que desde cedo aprendem a importância de uma alimentação saudável e da prática de atividades físicas”, ressaltou a secretária de Educação, Ana Paula dos Santos.

Quando os resultados não estão dentro do esperado, os estudantes são orientados a seguirem uma alimentação mais saudável acompanhada de atividade física e diminuir o tempo na frente de televisão, computador, videogame ou celular, não ultrapassando duas horas diárias na frente das telas. “O tempo necessário de exercícios é de pelo menos 60 minutos por dia de forma contínua e em blocos de 30 ou 15 metros”, ressaltou Victor Matsudo, presidente do Celafiscs e coordenador do projeto.

Os alunos das duas escolas foram submetidos às seguintes atividades:

– Antropométricas:

Peso, estatura, comprimento tronco-cefálico, diâmetros (epicôndilo umeral e epicôndilo femoral), circunferências de braço e perna e dobras cutâneas (bíceps, tríceps, subescapular, suprailíaca, abdominal, axilar média e panturrilha).

 

– Metabólicas:

A medida da potência aeróbica é feita pelo teste em bicicleta ergométrica e durante o teste é realizada a Percepção Subjetiva de Esforço pela Escala de Borg e de Cavasini.

 

– Neuromotoras

Força muscular (pelo Teste de Impulsão Vertical com e sem auxílio de membros superiores; Teste de Impulsão Horizontal; Teste de Preensão Manual e Teste de Abdominais), Velocidade (Teste de Corrida de 50 metros), Flexibilidade (Teste de Sentar e Alcançar – Banco de Wells) e a Agilidade (Teste de “Shuttle-Run”).

 

– Maturação Biológica

Maturação sexual (exame clínico dos pelos axilares, determinação da Idade de Menarcapelo, método retrospectivo e a classificação de Tanner de desenvolvimento de genitais masculinos, mamas e pelos púbicos pelo método de autoavaliação criado por Sandra Matsudo, baseada em amostras da Ilhabela).

 

– Nível de Atividade Física

Questionário Internacional (Ipaq) que teve sua validação no Brasil, em parte feito com amostras da Ilhabela e acelerômetros (têm sido também usados em projetos mais específicos).

 

– Nível socioeconômico, educacional e nutricional

Todos determinados por questionários.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here